Devido à esse período incerto que estamos passando, se organizar pode ser difícil. Os planos mudaram, a rotina está completamente diferente e as vezes a ansiedade bate, para deixar tudo ainda mais complicado.

Por isso pensamos em sugerir algumas formas para você otimizar algumas tarefas e até mesmo dar um novo uso para o seu planner, por que não? 

Para muitas pessoas ele tem sido mais utilizado do que nunca! Mas para outras o planner está sendo menos requisitado do que gostariam. Então vamos encontrar novas maneiras de aproveitá-lo, ok? 

Caso você não tenha um planner, pode utilizar essas dicas anotando em um caderno, bloco ou aproveite para baixar o nosso freebie de planejamento aqui no blog ;)

É importante registrar essas informações para que você tenha um material de consulta e assim pode ir otimizando suas compras e entendendo como anda seu hábito de consumo.

Vamos lá!

Sabemos que o ideal é ficar em casa mas, mesmo para aqueles que podem trabalhar de casa, eventualmente é necessário sair para fazer as compras, ir à farmácia ou alguma outra compra de necessidade básica.

Em tempos de quarentena é muito importante que a gente consiga otimizar ao máximo as saídas para lugares públicos e por isso que organizar e planejar suas compras é ainda mais fundamental.

Para começar, dê uma olhada na despensa e na geladeira, veja o que você já tem e confira as datas de validade. Isso ajuda na hora de pensar as refeições 😉

Nesse exemplo, simulamos como poderia ser uma organização para um cardápio de 2 semanas, considerando almoço, jantar e um lanche que pode ser utilizado no café da manhã e também no lanche da tarde. Mas você pode organizar seus cardápios pra 1 semana, 10 dias, enfim, o tempo que achar necessário e prever as refeições principais da sua rotina.

Você pode utilizar a vista semanal do seu planner para organizar o cardápio diariamente, estimar a quantidade de cada ingrediente e comprar o necessário para esse período.

Nas imagens utilizamos as pautas de anotações para registrar ítens que estão acabando e precisam se repostos.

Depois de organizar os preparos é só anotar os ítens que precisam ser comprados em uma lista ou no seu celular.

Separamos algumas dicas para te ajudar:

  • Pães, frios, laticínios, biscoitos e outros produtos de consumo regular devem entrar na lista.
  • Grãos e leguminosas são boas opções para a dispensa. Além de serem altamente nutritivos, são versáteis para receitas e têm a data de validade mais extensas.
  • Algumas frutas e legumes funcionam muito bem quando congelados. Você pode comprar e já guardá-los no congelador para usar durante bastante tempo.
  • Pães e bolos também são boas opções para congelar. É uma boa opção se você é daqueles que mora sozinho ou tem uma família pequena e evita de fazer bolos e pãezinhos porque acaba estragando.
  • Trabalhe em equipe. Se possível, organize grupos de pessoas próximas para fazerem um rodízio de compras. Se a cada semana (ou o período que acharem razoável) somente uma pessoa fizer a compra para todo o grupo, o número de saídas reduz bastante,
  • Aproveite sua ida ao mercado e ofereça ajuda aos seus vizinhos. Pode ser que eles estejam precisando de algum ítem importante e não tenham como ir comprar.
  • Procure por grupos onlines do seu bairro, consulte o grupo de amigos, da família, da escola, enfim, troque informações com a sua comunidade para entender qual o horário mais tranquilo de ir ao mercado.
  • Sempre que possível utilize seu cartão para fazer o pagamento. Por ser de material plástico, você consegue higienizá-lo e você também evita de tocar em cédulas.
  • Vá de máscara e mantenha distância das pessoas nos corredores e nas filas.
  • Higienize suas compras corretamente, antes de guardá-las

Links úteis e receitas

Deixo aqui alguns úteis links que tenho utilizado recentemente, espero que gostem:

Receitas:

Links úteis:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *