Vira e mexe a gente recebe alguma mensagem perguntando se nossos cadernos são realmente feitos à mão, se são feitos no Brasil, etc.

Então, a gente adora responder esse tipo de pergunta por dois motivos. O primeiro é que a gente tem muito orgulho e muita paixão pelo o que fazemos por isso é sempre muito animador falar sobre a respeito desse assunto.

Sabe quando alguém te pergunta sobre aquela banda que você ama, ou aquela sua série favorita e você se empolga muuuuito contando? Então… é assim que a gente se sente <3

Segundo que é muito legal ver que tem uma galera realmente interessada em saber mais sobre aquilo que vêm consumindo. Essa curiosidade e preocupação de como e por quem as coisas são feitas são fundamentais para um consumo mais consciente e responsável. Então, perguntem sempre 😉

Por essas e outras preparamos esse post, contando cada passo da produção do nosso sketchbook. Desde quando o pedido chega pra gente até o momento de ir para os correios, vem ver:

01 | Separação do material

Quando seu pedido chega para produção a primeira coisa que fazemos é separar os componentes de cada ítem.
Contamos os papéis do miolo, separamos o papel colorido da guarda e o papel no qual a capa será impressa, deixando tudo juntinho. Cada grupo desse vai virar um Take Note.

Hoje temos em nosso site 2 tipos de papel para miolo, offset e pólen, nas versões lisa, pautada, quadriculada e pontilhada, além de 2 tipos de papel para capa ( fotográfica ou kraft ) e seis cores diferentes de folha de guarda, que são escolhidas de acordo com a disponibilidade em estoque e sempre combinando com a capa do sketchbook.

02 personalização

Em seguida é hora de preparar os arquivos, fazendo todas as personalizações do seu pedido.
Nome, desenho, texto na guarda… deixamos tudo pronto e colocamos os arquivos na ordem de impressão.

03 IMPRESSÂO
Nesse momento todas as partes impressas são produzidas. Uma atenção especial às capas que, depois de impressas frente e verso, são guardadas em capas plásticas para ficarem livres da umidade e de eventuais poeirinhas. Nessa etapa fazemos uma análise em cada impressão para verificar se as cores estão corretas, se teve alguma falha na tinta, se os dados personalizados batem certinho com o pedido e etc.

04 LAMINAÇÃO
Nessa etapa as capas impressas (com exeção dos cadernos kraft) recebem uma fina camada plástica, frente e verso, para deixá-las mais bonitonas e resistentes.

05 MONTAGEM
Depois da laminação as capas voltam aos grupinhos de miolo + guarda e são montados os cadernos. Nessa hora, mais uma checagem é feita para verificar se as guardas e as capas estão separadas corretamente e se não tem nenhum parte do lado errado :/

06 COSTURA
A próxima etapa da produção é a costura. Separamos as linhas por cor, sempre combinando com as cores do caderno. Dependendo da espessura dos miolos alguns cadernos são costurados 2 vezes.

 

07 VINCO E PRENSA

Após a costura, os cadernos são dobrados e passam boas horas sendo prensados. O tempo de prensagem varia de acordo com o miolo. Papéis mais espessos chegam a ficar de um dia para o outro “imprenssadinhos”.

Durante esse tempo de prensagem é que a embalagem e a nota fiscal do seu pedido são preparadas e vão lá pro final da fila esperar os produtos prontos para serem embalados.

08 MARCAÇÃO E CORTE
Nessa etapa todos os cadernos são marcados à mão, usando um molde rígido, para que todos sigam o mesmo padrão.
O corte também é manual, feito com o bom e velho estilete e cada caderno é feito com uma lâmina nova, para garantir o bom resultado do corte.

09 ACABAMENTO DOS CANTOS
Depois de cortados, passamos para a primeira fase de acabamento que é onde os cadernos vão para a máquina de corte e os cantos são arredondados.

10 ILHÓS E ELÁSTICO
Nem todos os sketchbook levam elástico, por isso alguns passam na frente e vão aguardar na próxima etapa.
Nos que ficam é feita uma marcação manual, também usando um molde e logo após é feita a fixação do elástico por ilhoses.

11 COLAGEM
A penúltima etapa é a mais minusciosa. Fazemos mais uma checagem, dessa vez ‘geralzona’ no caderninho produzido, por dentro e por fora e fazemos um reforço com cola nas extremidades da costura, para não haver nenhum risco dele descosturar.

12 LIMPEZA E EMBALAGEM
Depois da cola sequinha limpamos bem a capa com um pano seco, embalamos seu takenote em um saquinho plástico e ele vai direto pra área de embalagem, onde os pacotes e notas já estão esperando.

13 EMPACOTAMENTO E ENVIO
Estando prontos todos os ítens do seu pedido, nós fazemos a embalagem com bastante plástico bolha, papel de seda, adesivo e colocamos na bandeja de saída, somente aguardando os demais pedidos do dia para a ida aos correios.

Ufa! Depois de todas essas etapas seu Take Note está prontinho para chegar na sua casa 🙂

E aí? Deu pra matar a curiosidade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *