Na descrição dos nossos produtos você encontra as informações sobre a gramatura do papel em que ele está disponível, mas você sabe o que isso significa?

Gramatura nada mais é a massa de uma folha de papel de 1m² de área. Daí a unidade de medida: g/m².

Mas o o que isso significa na prática?

Cada papel tem diferentes substratos, acabamentos, aditivos, tramas, corantes, enfim, a lista é longa, mas todas essas coisas oferecem qualidades únicas que caracterizam cada tipo de papel. Essas diferentes composições também ajudam a definir o peso e a densidade de cada papel.

A gente tende a achar que quanto maior a gramatura, mais grosso é o papel, mas isso não é bem assim. Enquanto a gramatura está relacionada à massa do papel, a espessura é a distância (geralmente expressa em mm) entres as duas faces de uma folha de papel.

Ou seja, dependendo da composição de cada tipo de papel e da compactação de suas folhas eles podem ter a mesma gramatura mas apresentar diferentes espessuras – E vice-versa.

Nossos sketchbooks por exemplo, estão disponíveis em 2 tipos de papel, no papel offset e no papel pólen bold, ambos na gramatura 90 g/m².

Porém O papel offset apresenta espessura ligeiramente menor do que o papel pólen. Por isso, mesmo com a mesma quantidade de páginas, os sketchbooks parecem ter “alturas” diferentes de miolo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *